Photoshop CS6 revelado: os principais recursos da versão Beta
Edição 3D, criação de vídeos e ajustes automáticos: são apenas algumas novidades desta nova versão
Há algum tempo, os vídeos feitos pela equipe de desenvolvimento do Photoshop vinham a aguçando a curiosidade do público sobre a versão CS6. Neles, eram apresentados recursos impressionantes, como a manipulação de objetos 3D, vídeos e preenchimento automático de espaços vazios utilizando áreas vizinhas. Com a liberação do download do , tivemos a certeza: tudo aquilo era verdade. Sim, a ferramenta chegou com vários outros recursos para facilitar o dia a dia de quem trabalha com imagens ou apenas se diverte com edição. A seguir, confira os novos recursos de tirar o fôlego.
Novo visual
Ao abrir o Photoshop CS6 Beta, a primeira coisa que chama atenção é o seu novo esquema de cores, baseado em tons mais escuros e sóbrios. Uma estratégia já adotada no After Effects, Premiere e outras ferramentas da Adobe.Apesar do choque inicial, os botões e paletas continuam nos lugares habituais, o que não exige nova adaptação do usuário em relação ao trabalho no aplicativo. Na verdade, leva-se apenas um rápido período para se aclimatar aos novos recursos.
O novo visual tornou a ferramenta mais sóbria. (Clique na imagem acima para ampliá-la)
Preenchimento inteligente
O conceito "Content Awareness", introduzido na versão CS5, representa edições baseadas no conteúdo da imagem. No Photoshop CS6, o recurso foi aprimorado. Agora, ele preenche, de forma realista, espaços deixados pela movimentação de uma parte, utilizando como base o conteúdo das áreas vizinhas.Para que esse recurso funcione, a ferramenta realiza comparações profundas entre o objeto e o contexto. E isso evita objetos desalinhados e cores diferentes. A impressão é que uma pessoa habilidosa recortou o pedaço da imagem, moveu para outro lado e reparou cuidadosamente o fundo.Confira o recurso em ação, demonstrado em vídeo (em inglês) por Bryan O'Neil Hughes, gerente de produtos sênior da Adobe:
Vídeos
Com o CS6, vídeo-designers podem aplicar efeitos, imagens e fazer edições mais simples no próprio Photoshop, tudo isso sem precisar exportar ou importar objetos entre ele e uma ferramenta como o After Effects. Para trabalhar de forma adequada, o Photoshop conta com a linha do tempo (típica de editores de vídeo). Nela, é possível importar arquivos de vídeo e áudio de forma intuitiva.
É possível realizar trabalhos incriveis com vídeos, sem apelar para outras ferramentas (Clique na imagem acima para ampliar)
Objetos 3D
Com o novo mecanismo de manipulação 3D, fica simples trabalhar objetos no Photoshop. Ele altera a perspectiva, realiza extrusão, manipula sombras e edita índice de reflexão dos materiais. Como se já não bastasse, o Photoshop adiciona objetos 3D em uma imagem 2D, alinhando-o automaticamente com o contexto.Colocar esses recursos de manipulação 3D na interface antiga seria no mínimo caótico. Por isso, a Adobe criou menus de contexto e painéis inteligentes para facilitar a interação com os novos objetos.
No vídeo a seguir (em inglês) Zorana Gee, gerente de produtos sênior da Adobe, mostra parte dos recursos para manipulação de objetos 3D:
Nenhum comentário:
Postar um comentário